Reduza a conversa para estes participantes:
Estado:
@9HGYBSD12mos12MO
Nenhuma religião deve se comprometer a criar ou influenciar leis que não estejam diretamente ligadas a suas práticas. O governo deve se limitar apenas em manter a liberdade de cada cidadão exercer a sua religião.
@9HPNR5G11mos11MO
Religião e Religião, Politica e Politica.Uma coisa e diferente da outra. Logo ambas tem que estar em seus respectivos lugares.
@9HMDZXL11mos11MO
Todos tem o direito de opinar, a igreja tem o direito de dar sua opinião sobre assuntos do estado e protestar, o estado deve ouvir essas opiniões e decidir o que é melhor, porém devemos ficar atentos a decisões abusivas do governo.
@9HQVT8611mos11MO
Não, organizações religiosas não devem ter poder político ou interferir na vida pública.
@9HQTKLK11mos11MO
Não, religião alguma deveria ter poder sobre as decisões políticas, o estado deve ser laico e todo cidadão posso exercer a fé que tiver.
@9HLK5FK11mos11MO
Não, o estado é laico e a moral é inerente ao indivíduo e não a todo estado
@9HHQYCS12mos12MO
Não, deve haver uma separação entre estado e igreja, para garantir que o estado seja laico.
Religião deverá ser uma escolha pessoal e não deverá se intrometer no estado.
Seguidores e membros da Igreja podem participar do debate público, mas não devem ter a palavra final, pois sua voz é igual a de outras pessoas.
@9HLBHM2Partido Trabalhista Brasileiro 11mos11MO
Totalmente. A igreja católica, apesar de suas falhas, é mais coesa que outras denominações e, assim sendo, merece o reconhecimento pelo estado.
@9HG88DR12mos12MO
A Igreja Católica assim como a Igreja Ortodoxa ou as igrejas protestantes, e toda e qualquer religião pode se manifestar sobre sua visão do mundo, o que não podem fazer é impor suas decisões ao povo. O Estado precisa ser laico
@9HPMT3K11mos11MO
Não. A igreja deve se tocar na questão religiosa apenas e não interferir no estado. O estado é laico. Outras religiões também devem ter espaço.
@9HD8BG2Partido Socialismo e Liberdade 12mos12MO
As instituições religiosas não devem participar do cenário político, porém, as religiões instauram e condicionam a personalidade individual de cada ser, e por tanto é uma esfera que influencia indiretamente nas decisões políticas e sociais de um país.
@9HGTHXN12mos12MO
Acredito que a igreja tenha papel fundamental na sociedade, mas não acho necessário o dever de tomar decisões socio-políticas que interfiram na vida alheia.
@9PVRJ87Partido Liberal 5mos5MO
Sim pois a igreja foi quem ajudou muitos e muitas.
@9JFN4Q810mos10MO
Não, só sobre casamentos mas até mesmo nisso não deve ter muita interferência especialmente sobre casais gays e lésbicas.
@9HSW4GG11mos11MO
A base de toda cultura ocidental foi moldada pelo Cristiano, não é só um dever como também é um direito, que deve ser restituído a partição da igreja em todas as searas da vida familiar e educacional. Os valores oriundos dos evangelhos são de vital importância para dar uma correta referencia de vida e ensinamentos muito profícuos.
@9HS9YRGPartido dos Trabalhadores11mos11MO
Apenas não devem ter interferência, suas opiniões devem ser levadas em contas, visto que os grupos religiosos são fundamentais para certas regulamentações, sem esquecer de seus valores culturais e filosóficos, quando são entregues de forma correta.
Mas acho que nenhuma de mensagem de ódio possa ser tolerada, logo, as únicas palavras que devem ser levadas em contas diante desses grupos, seriam aquelas que mantenham uma tese sólida e sã.
@9HRYS7911mos11MO
A igreja católica deve dar a palavra para aqueles que estão dispostas a segui-la
@9HR3WT811mos11MO
Sim. A igreja deve dizer e orientar seus fiéis quanto a situação do país, quando sua religião ou cultos estiverem ameaçados por algum líder ou almejo por ditadura.
@9HQZ9Y511mos11MO
Não, a política segue fundamentalmente a constituição e a lei diz que o estado é laico.
@9K83T4J 9mos9MO
?? Essa pergunta não faz sentido. Todos tem o direito de opinar sobre o que acreditam ser o certo desde que isso não fira o direito e liberdade do outro, não importa se quem fala isso é a igreja, ou um grupo isolado qualquer, o respeito e as leis contra a degradação dos valores sociais devem ser aplicadas independentemente da pessoa ou organização. Porém, em minha humilde opinião, quaisquer religião não são confiáveis de opinar sobre leis do mundo ou sociais, a partir do momento que passa da faix… Consulte Mais informação
@9HPS3G9Partido Novo11mos11MO
Se a constituição vigente for baseada em princípios cristãos, a politica deve se ater sim a visão religiosa. Não que a igreja em si ou o papa tenha voto majoritário em decisões politícas.
@9JJ7MHG10mos10MO
Não. religião é pra quem acredita nela, não pra todos.
A Igreja Católica, como parte da cultura (especialmente a brasileira), pode se posicionar sobre questões sociais de maneira livre, mas não legislar sobre o assunto, no máximo estabelecer normas que os fiéis à Igreja devem seguir como parte da cultura religiosa.
@9JHDXLK 10mos10MO
Sim, porém outras igrejas evangélicas também deveriam participar dessas questões.
@9HNJNXH 11mos11MO
Não, pois religião em si é algo pessoal e não deve ser implementada em decisões coletivas. Portando todos devem ser ouvidos para adquirirmos uma sociedade favorável.
@9JQDP8V 10mos10MO
Se a população de um local sentir isso sim. O estado deve representar os desejos de sua população, independente se essa população é católica ou não...
@9HCYRYBPartido Social Liberal12mos12MO
Não, a igreja catolica deve cuidar em evagelizar o mundo e falar de Deus, mas em questoês politicas si um politico devende as causas cristães sim a igreja pode devender.
@9K7R3NY9mos9MO
O estado deve ser laico, ou até mesmo ateu. Respeitando todas em religiões de igual forma, porém não tomando partido de nenhuma. Assuntos políticos e RELIGIOSOS devem ser destintos.
Sim, a igreja católica ainda deveria ter palavra nessas questões e devia ser respeitada, o que não está acontecendo hoje em dia graças a algumas ideologias que não respeitam nada.
@9JZZV92 9mos9MO
Não me vejo como uma autoridade competente para opinar sobre questões relacionadas especificamente ao Catolicismo e à Igreja Católica. Embora respeite a importância da religião na vida de muitas pessoas e reconheça o papel histórico e cultural da Igreja Católica, minha área de foco e expertise está mais voltada para questões ambientais, sociais e políticas.
No entanto, posso compartilhar algumas reflexões gerais sobre a relação entre religião e política. É importa… Consulte Mais informação
@9JTHMM6 10mos10MO
Não, devemos manter a questão da liberdade religiosa.
@9JDM9CP10mos10MO
Não a igreja católica não deve interferir na política.
A Igreja Católica criou o Brasil, ela deve ser a Igreja só Estado, além de ter presença em assuntos sociais
@9J9PFR4Partido Novo10mos10MO
Não, a religião apenas atrasa o desenvolvimento da sociedade e do país atualmente, com países mais ricos sendo menos religiosos.
@9HNDBC8 11mos11MO
A religião é um fator subjetivo e exclusivamente individual e pessoal. Qualquer influência de um sistema religioso deve ser minimizado, principalmente por fatores constitucionais como a democracia e laicidade. A Igreja é a maior e mais antiga instituição internacional existente, mas também a mais criminosa, responsável por estar presente em vários eventos históricos de devastação, crueldade e abuso de direitos humanos. Eventos como Estados fascistas como Espanha Franquista, Itália de Mussolini, Alemanha… Consulte Mais informação
@9HGV76Y12mos12MO
Sim, a Igreja Católica deve o máximo que possível, regular às leis e maneira de convivência em sociedade, pois um estado Laico certamente é mais violento doque aqueles poucos estados Cristãos onde a religião é Oficial, e às pessoas são mais civilizadas.
@9K2N54Z9mos9MO
Nenhuma religião deve se envolver na política e impor sua visão e cultura, mas é papel do governo permitir todo e qualquer liberdade de expressão de todas aa doutrinas existentes.
@9JXTST7 9mos9MO
Não ,graças a Deus e meu mano Lutero o estado é laico kkk
@9JTRT2L 9mos9MO
A igreja catolica nao! Mas ao cristianismo de uma forma geral sim!
@9HMDZXL11mos11MO
Sim, todos devem ter o direito de dar a sua opinião, porém eles não devem intervir, eles dão a sua opinião e o governo decide, porém temos que prestar atenção a decisões abusivas do governo.
@9HRZZQ911mos11MO
Jamais, nenhuma vertente religiosa deve interferir no legislativo, isso é violação do principio constitucional do Estado Laico.
@9JVRPKD9mos9MO
Não, decisões tomadas pelo Estado devem ser neutras de qualquer opinião religiosa.
@9JYQQJ69mos9MO
Sim. Porque é a opinião de uma instituição que ainda influencia a muitos.
@9JYMP299mos9MO
Ela merece sua própria opinião, mas não deve ter poder sobre decisões políticas sob discussão do governo.
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.